sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Dia Litúrgico: Domingo I (B) do Advento - (Mc 13,33-37) - 30.11.2014

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho (Mc 13,33-37)

Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos: «Cuidado! Ficai atentos, pois não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que, ao viajar, deixou sua casa e confiou a responsabilidade a seus servos, a cada um sua tarefa, mandando que o porteiro ficasse vigiando. Vigiai, portanto, pois não sabeis quando o senhor da casa volta: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Não aconteça que, vindo de repente, vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!».

Comentário: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench (Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Ficai atentos, pois não sabeis quando chegará o momento

Hoje, neste primeiro domingo de Advento, a Igreja começa a recorrer um novo ano litúrgico. Entramos, portanto, em dias de especial expectativa, renovação e preparação.

Jesus adverte que ignoramos «quando chegará o momento» (Mc 13,33). Sim, nesta vida existe um momento decisivo. Quando será? Não o sabemos. O Senhor nem quis revelar o momento que deverá ocorrer o fim do mundo.

Enfim, tudo isso nos conduz a uma atitude de expectativa e de conscientização: «Não aconteça que, vindo de repente, vos encontre dormindo» (Mc 13, 36). O tempo nesta vida é um tempo para a entrega, para o amadurecimento de nossa capacidade de amar; não é um tempo para o divertimento. É um tempo de “noivado” como preparação para o tempo de “bodas” no mais além, em comunhão com Deus e com todos os santos.

Mas a vida é um constante começar e recomeçar. O fato é que passamos por muitos momentos decisivos: provávelmente cada dia, cada hora e cada minuto hão de se transformar em um tempo decisivo, onde nos espera o Senhor. «Na nossa vida, na vida dos cristãos, a conversão primeira —esse momento único, que cada um lembra e no qual fizemos claramente aquilo que o Senhor nos pede—é importante; mas ainda são mais importantes e, mais difíceis, as sucessivas conversões» (São Josemaria).

Neste tempo litúrgico nos preparamos para celebrar o grande “advento”: a vinda do Nosso Amo. “Natal”, “Nativistas”: Tomara que cada jornada de nossa existência seja um “nascimento” à vida de amor! Talvez resulte que fazendo de nossa vida um permanente “Natal” seja a melhor maneira de não dormir. Nossa Mãe Santa Maria vela por nos!

Fonte © evangeli.net M&M Euroeditors |



Primeira Leitura (Is 63,16b-17.19b; 64,2b-7)

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

16bSenhor, tu és nosso Pai, nosso redentor; eterno é o teu nome. 17Como nos deixaste andar longe de teus caminhos e endureceste nossos corações para não termos o teu temor? Por amor de teus servos, das tribos de tua herança, volta atrás. 19bAh! se rompesses os céus e descesses! As montanhas se desmanchariam diante de ti.

64,2bDesceste, pois, e as montanhas se derreteram diante de ti. 3Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam.

4Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos. Tu te irritaste, porque nós pecamos; é nos caminhos de outrora que seremos salvos.

5Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas obras são como um pano sujo; murchamos todos como folhas, e nossas maldades empurram-nos como o vento.

6Não há quem invoque teu nome, quem se levante para encontrar-se contigo; escondeste de nós tua face e nos entregaste à mercê da nossa maldade.

7Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.



Responsório (Sl 79)

— Iluminai a vossa face sobre nós,/ convertei-nos, para que sejamos salvos!

— Iluminai a vossa face sobre nós,/ convertei-nos, para que sejamos salvos!

— Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos./ Vós, que sobre os querubins vos assentais,/ aparecei cheio de glória e esplendor!/ Despertai vosso poder, ó nosso Deus,/ e vinde logo nos trazer a salvação!

— Voltai-vos para nós, Deus do universo!/ Olhai dos altos céus e observai./ Visitai a vossa vinha e protegei-a!/ Foi vossa mão direita que a plantou;/ protegei-a, e ao rebento que firmastes!

— Pousai a mão por sobre o vosso protegido,/ o filho do homem que escolhestes para vós!/ E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus!/ Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!



Segunda Leitura (1Cor 1,3-9)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: 5Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós.

7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo.

8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até o fim, até o dia de nosso Senhor, Jesus Cristo.

9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário